O Jornalismo no Séc. XXI


Prever o futuro da prática jornalística perante às inovações tecnológicas: uma tarefa difícil. O que esperar do jornalista neste século? Quais serão as exigências do profissional de Comunicação? Qual a relação entre o Jornalismo e as novas tecnologias?

Refletir sobre o exercício da atividade no século XXI é o objetivo de uma atividade acadêmica proposta pela mestra em Comunicação e professora de Teorias do Jornalismo na Faculdade São Luís, Li-Chang Shuen Cristina. A partir do tema “As perspectivas da prática jornalística no século XXI” os alunos estão produzindo artigos científicos, que contemplam a discussão sobre os desafios do Jornalismo diante das novas tecnologias de informação e autonomia do leitor em busca da notícia.

Quais as dificuldades do jornalista na Era da digitalização dos meios? Qual linguagem deve ser aplicada na construção do conteúdo para as novas mídias? O “jornalista do futuro” será multifuncional? A responsabilidade editorial cairá sobre o jornalista? Como a atividade evoluiu para que chegássemos hoje nesta discussão? É a esses questionamentos que Maurício Araya, estudante de Jornalismo, tentou responder em seu artigo. E o artigo “O Jornalista do Futuro”, de Maurício Araya, você confere, com exclusividade, aqui no blog. Para ler, clique aqui.

About these ads